Politica

Em cinco meses de Governo Orlando Morando elenca principais ações

 O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) em entrevista ao REPÓRTER faz um balanço dos primeiros cinco meses de Governo, elenca suas principais realizações frente à Prefeitura e destaca as dificuldades encontradas, que foram dribladas para colocar “a casa” em ordem.
REPÓRTER: Qual a maior dificuldade que o senhor sentiu nestes primeiros meses de Gestão.
ORLANDO: “A máquina pública, essencialmente, é burocrata. É uma burocracia, por si próprio. Maior desafio é tratar com prioridade o que é prioridade. Se deixar algo solto, nada anda. Por exemplo, a retomada do Vera Cruz (Pavilhão e estúdio que estava sob concessão). A Praça Lauro Gomes. Identificamos as urgências e colocamos em prática com prioridade. Nós estamos tentando superar, trabalhando muito. O que nos permite apresentar este resultado é uma boa equipe. Secretariado, funcionários públicos, todos comprometidos. Este apoio do funcionalismo tem sido determinante. Junto com isso, é acordar focado e se manter assim. Se tivéssemos um superávit nos ajudaria a fazer mais. Estamos realizando sem ter. Liberamos vias importantes, como a avenida Aldino Pinotti, Alameda Glória e avenida José Odorizzi. Estamos tirando o nó, que a sociedade reclamava.”
 REPÓRTER: Neste período, foram instituídas leis (Parede Limpa e das Concessionárias). Como o senhor defende a importância destes novos dispositivos?
ORLANDO: “Foram iniciativas importantes. Por exemplo: sempre tive o desejo de que as concessionárias das estradas poderiam compartilhar das despesas hospitalares, em situações de acidentes com vítimas. Isso porque a rodovia é paga com o dinheiro da sociedade. A Lei Parede Limpa: me constrange ser prefeito de uma cidade que está toda pichada. Principalmente, prédios públicos. Então, multa para punir quem cometer a infração e mutirão para limpar. Já chegamos a 60 próprios públicos recuperados. Ao todo, foram elaborados e aprovados 21 projetos de Lei, que seguem a premissa de preservar o interesse do cidadão de São Bernardo.”
REPÓRTER: Dentro dos 100 dias, o senhor apresentou novos programas. Como os descreve e prevê a funcionalidade?
ORLANDO: “Na Educação, foi ousado. Conseguimos, de maneira pioneira, implantar horário integral, aumentando a grade de cinco para nove horas, por meio do Educar Mais. Mais de 1.200 crianças contempladas neste primeiro momento. Na Saúde, foi o “Saúde Prioridade”, para acabar com a fila de espera em exames. Uma iniciativa que envolveu o setor privado. No primeiro dia de gestão, começamos com o “Nova São Bernardo”, ação de zeladoria que fez intervenções nos bairros. Na Habitação, o destaque ficou para a “A Casa é Minha”, que efetuou a regularização de mais 100 moradias no município. Todas estas ações foram bem efetuadas e pensadas para a execução e mostram bons resultados.”
REPÓRTER: E nos outros setores, o que o senhor destacaria?
ORLANDO: “No desenvolvimento econômico, conseguimos mais postos de trabalho, articulando a chegada de novas empresas. Em Cultura, efetivamos o Festival de Verão do Riacho Grande, de maneira inédita, e sem custos para a Prefeitura. No Esporte, boas conquistas. Trouxemos os super campeões (os irmãos Hypolito, Daniele e Diego, da Ginástica) e reformamos o campo do Jardim do Lago. Na Vigilância, lançamos o “São Bernardo Contra a Dengue”, ação pioneira na Região este ano. Um serviço importante foi a rede de esgoto no Jardim Jussara. E outro plano que gostei muito e deu resultado foi a inauguração da sala de partos humanizados no HMU, que em 50 dias, realizou 100 partos.”
REPÓRTER: Como o senhor define a relação do Executivo com o Legislativo?
ORLANDO: “A Câmara tem sido uma importante aliada. Cumpre o que a Constituição diz. Mantém os poderes independentes, mas com uma boa harmonia. Que nos permite ousar em bons projetos de lei. A relação com o Parlamento permeia por um bom respeito. Eu preciso entender e faço isso porque fui parlamentar. Então, tem ocorrido tudo bem.”
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo