Politica

Olyntho Voltarelli é pioneiro na América Latina em Certificação do Green Building Council

 O vereador de São Caetano, Olyntho Voltarelli (PSDB), recebeu do GBC Brasil (Green Building Council Brasil) o Certificado “LEED-GA” – Leadership in Energy and Environmental Design – Green Associate. O Parlamentar é o primeiro político da América Latina a receber o Certificado que proporciona uma visão global de sustentabilidade com foco no processo de desenvolvimento de projeto integrado compreendendo os princípios da construção sustentável. O Green Building Council é uma ONG que surgiu em 1993 nos Estados Unidos (United States Green Building Council) que busca promover o desenvolvimento da indústria da Construção Civil com ênfase na Sustentabilidade Sócio Ambiental e tal modelo começou a ser seguido em outros países. Por conta desta expansão internacional, surgiu a necessidade da criação de um conselho supra nacional chamado World Green Building Council que regula e coordena a criação dos diversos GBC’S e suas atividades. 
A Certificação LEED analisa e avalia o desempenho ambiental das edificações com base nos materiais e recursos que foram aplicados, o uso eficiente da água, eficiência energética aplicada e a questão da qualidade ambiental do edifício, tudo isso, visando redução de desperdício e melhorias para os ocupantes destas edificações.
“Acompanho as ações do GBC Brasil desde 2013 e já participei de três conferências anuais onde em suas aberturas palestraram: Paul Hawken (Renomado Ambientalista Americano), Fernando Henrique Cardoso (Ex-Presidente da República) e Marina Silva (Ex-Ministra do Meio Ambiente). Em 2015 recebi o Certificado “LEED GA”, em 2016 me reuni com a diretoria do GBC Brasil no Alphaville Industrial em Barueri onde pudemos abordar importantes pautas envolvendo Meio Ambiente e Sustentabilidade e agora em 2017, como vereador, pretendo através do meu mandato transformar todo este investimento, dedicação e conhecimento de todos esses anos em relevantes proposituras pautadas neste tema tão importante que é a Sustentabilidade, haja vista, que o  Brasil já está entre os líderes no mercado de construções sustentáveis visando preservar o meio ambiente”, disse Olyntho.
Uma construção verde apresenta custos de operação e manutenção até 40% mais baixos, vida útil prolongada, maior velocidade de venda e valor de mercado até 3% superior. A busca da Certificação por parte de grandes empreendimentos amplia a oportunidade de negócios para os fabricantes de materiais no ramo da construção civil bem como para empresas que prestam consultoria para certificação, incorporadoras e construtoras. Para saber mais sobre o Green Building Council Brasil acesse o site: www.gbcbrasil.org.br.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo