Cidades

Unidades de saúde abrem rodas de conversa para desmistificar a depressão

 Na última quarta-feira, pacientes da Unidade de Saúde da Vila Guiomar participaram de uma roda de conversa sobre depressão, mediada pela psicóloga voluntária Paula Cristina de Oliveira. A ação foi realizada pelo Grupo de Humanização da Secretaria de Saúde de Santo André, com o intuito de orientar os munícipes sobre a doença que atinge cerca de 350 milhões de pessoas de todas as idades, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Dificuldades
Uma das principais dificuldades para a cura da doença é o estigma que seus portadores sofrem, o que acarreta em alguns casos, na não procura ou desistência do tratamento. “Quando sofremos de alguma doença física, com exames que comprovam o diagnóstico, as pessoas aceitam melhor, costumam não ter preconceito. Mas o que fazer se a doença é diagnosticada por sintomas? Não tem exames de imagem ou outros para comprovar? Infelizmente, muita gente acaba tratando o assunto como frescura, não acreditando na seriedade do caso”, comenta Paula.  
 E não foi preciso ir muito longe para encontrar uma situação assim. Durante a conversa, uma participante relatou que, mesmo sofrendo de depressão, não conseguiu levar à sério quando o seu filho começou a desenvolver o transtorno. “Meu filho parou de sair, só quer dormir, ele não se cuida mais, fala que vai morrer. Eu logo achei que era uma desculpa para ele não fazer as coisas em casa, começei a brigar muito com ele”. A psicóloga orientou a participante a incentivar o filho a procurar ajuda, assim como ela procurou.
Na próxima segunda-feira (24), às 10h, a roda de conversa sobre a depressão acontecerá na Unidade de Saúde da Vila Luzita. Já na terça-feira (25), às 10h, a Unidade de Saúde Moysés Fucs receberá a ação.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo