Praça do Carmo terá carreta do Programa Mulheres de Peito durante todo o mês de aniversário da cidade

 Como parte das ações de aniversário de 464 anos da cidade, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde, estacionou na Praça do Carmo carreta para a realização de Ultrassonografia de Mamas e Mamografia, os principais exames para a detecção do câncer de mama. A unidade móvel está próximo ao Calçadão da Oliveira Lima e faz parte do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo.    
A carreta ficará disponível durante 30 dias, entre 8 de abril e 8 de maio. Atendimento será feito mediante distribuição de senhas, de segunda a sábado.
“O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no mundo. Considerando que no Brasil, a estratégia preconizada para o rastreamento de câncer de mama é a mamografia, a parceria com o Governo Estadual para disponibilização da carreta em nosso município irá apoiar na melhoria do cuidado ofertado, garantindo que os casos indicativos sejam diagnosticados e, a depender do resultado, direcionados para acompanhamento e tratamento. É importante ressaltar que e os médicos estão capacitados a avaliar quais casos possuem indicação de exame e que nossos diversos serviços de saúde passarão por capacitações para aprimorar a qualidade do cuidado”, explicou a secretária Ana Paula Peña Dias.
Diversas secretarias da Prefeitura fizeram adequações necessárias para recebimento da carreta, como fornecimento de gerador, disponibilização de tendas e cadeiras. “Isso irá garantir a permanência em 30 dias, tempo padrão da parceria e suficiente para suprir nossa fila de espera”, afirma a secretária de Saúde. EXPEDIENTE
O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e serão atendidas diariamente 50 pessoas, sendo 25 por distribuição de senhas e 25 por marcação da Central de Agendamento. Já aos sábados, o horário de funcionamento é das 9h às 13h e serão distribuídas 25 senhas. O resultado do exame é entregue em 2 dias úteis na própria Unidade Móvel. 
Se for detectada lesão no exame de mamografia, o laudo terá a classificação BIRADS. O termo BIRADS é um acrônimo para Breast Imaging Reporting and Data System. É uma sistematização internacional para a avaliação mamária, interpretação do exame e confecção dos laudos de exames de imagem .

Sair da versão mobile