Cidades

Expedição Billings tem início em São Bernardo com o ‘Águas do Amanhã’

 O projeto “Águas do Amanhã” teve início na manhã de segunda-feira, na prainha do Riacho Grande. Idealizado pelo ecoesportista Dan Robson e em parceria com a Secretaria de Gestão Ambiental, a Expedição Billings, que começou no dia em que a represa completa 92 anos, tem como objetivo navegar, coletar dados e analisar as condições da água das represas Billings e Guarapiranga.
Dan Robson irá percorrer 462 km na Represa Billings e 52 km na Guarapiranga. Ele estipulou cinco horas de remo por dia. O trajeto completo será finalizado em maio. 
 
Serão coletadas amostras de 167 pontos estratégicos da Represa. Os dados recolhidos serão comparados com os anos de 2015 e 2016, e analisados com apoio de estudantes da Universidade de São Caetano.
O ecoportista acredita que ocorreu avanço com a qualidade da água.  “Já percebi que o acúmulo de lixo flutuante diminuiu. E lembro que em 2016, a água deu uma melhorada, alguns pontos que estavam péssimos ficaram ruins. Como choveu bastante esse ano, temos condições reais de analisar com relação aos outros anos que choveu pouco, como em 2015”.
A embarcação, este ano, possui equipamentos capazes de fazer avaliações técnicas de medidas de temperatura, oxigênio e PH da água e possui um painel solar e espaço para dois lugares.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo