Autos

A clássica C10 da Chevrolet, ícone das pick-ups, ainda encanta os amantes das raridades

 ATILIO SANTARELLI A pick-up C10 da Chevrolet foi um verdadeiro ícone em sua categoria, fabricada em São Caetano, foi um sucesso de vendas nos anos 70. O nosso amigo Sidnei Herreria possui um modelo 1978 que apresenta excelentes condições em todos os aspectos. Motor 6 cilindros à gasolina, câmbio na coluna de três velocidades e para dar ainda mais conforto foi instalado um ar condicionado. O carro ganhou rodas alargadas e pneus maiores para proporcionar melhor dirigibilidade e estética.
Entre as principais pick-ups já lançadas pela Chevrolet está a C10, que ficou bastante conhecida devido à qualidade e durabilidade. Para a época seu desenho também era bastante diferenciado, além disso, era uma pick-up muito espaçosa, acomodando três pessoas tranquilamente num único banco bem acolchoado.
A Chevrolet C10 usava uma suspensão que oferecia bastante resistência e amortecimento e surgiu no ano de 1974, substituindo a linha C14 e C15. Logo de início, a Chevrolet investiu pesado na pick-up, pois percebeu que ela poderia trazer bons frutos e realmente foi o que aconteceu. A Chevrolet C10 não foi lançada somente na versão de três passageiros, logo no ano de seu lançamento, também foi apresentada uma versão cabine dupla que conseguia acomodar seis passageiros. Foram lançadas algumas versões destinados ao Exército e Marinha do Brasil, que não contavam com teto fixo e os para-brisas eram basculantes, para criar uma pick-up mais resistente e com múltiplas funções.
De baixo do capô um motor de 4.3 litros, conseguindo render 151 cavalos de potência, tendo como principal diferencial o torque, com boa autonomia e também não sentia tanto quando a pick-up estava carregando algum peso. O sistema de freios é a tambor nas quatro rodas, por isso requer bastante atenção, e tem capacidade de 750 quilos.
Acompanhando seu motor de 151 cavalos de potência e transmissão de três velocidades, a Chevrolet C10 foi lançada e rapidamente se tornou líder de vendas no mercado nacional, conseguindo manter a Chevrolet à frente no segmento de pick-ups, considerada umas das principais já produzidas no Brasil. Mas o que derrubou a C10 foi a crise do petróleo, pois a pick-up utilizava gasolina como combustível e os motores a diesel sempre ofereceram melhor consumo e custo benefício.
Como forma de reagir aos consumidores, a Chevrolet resolveu aplicar alguns itens, como freios a disco, câmbio de quatro marchas, capacidade de carga de 1 mil quilos e vários outros itens que não conseguiram manter o fluxo de vendas da pick-up. Na época, a disputa era muito grande e a crise acabou conseguindo vencer a qualidade oferecida pela pick-up, sendo assim, a C10 foi descontinuada em 1981.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo