Editorial

Editorial – Mudança de rumos

 “Não é possível termos uma autarquia milionária, produzindo superávit, e nós da classe política tendo de aguentar a pressão da sociedade”. A frase do prefeito José Aurícchio, na posse do novo reitor da USCS, Marcos Bassi, na segunda-feira, tem – à primeira vista – um vezo infeliz. A proposta atual é de mudar os rumos, transformando a autarquia em empresa pública. 
Ora, uma autarquia existe se a entidade consegue sobreviver ou manter as suas atividades sem apoio externo: ou funciona com contas equilibradas e até superávits ou capota. Há 50 anos a USCS funciona sem grandes atropelos.   
Já uma empresa pública é administrada exclusivamente pelo poder público, sendo de sua total responsabilidade. Via de regra, termina num cabide de empregos e os exemplos de “mal feitos” e má gestão são infindáveis. Vide o “Petrolão”.
Depois, que pressões? Nada, nos dias atuais, está tão desmoralizada quanto a tal “classe política” e, fosse para seguirmos as boas normas, tem mesmo de ser pressionada para cumprir suas funções, pois são pagos com o dinheiro dos contribuintes. 
Essa proposta de mudança de rumos – nos termos da citação inicial – PARECE significar a condenação de 50 anos de trabalho profícuo e tentativa de tapar rombos orçamentários detonando o que funciona, fora outras hipóteses inescrutáveis. Terá de ser explicada com absoluta clareza para evitar constrangimentos. Certo? 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo