Educação

WhatsApp é ‘facilitador’ no processo de aprendizagem, aponta estudo

 Os smartphones facilitaram o acesso à Internet entre crianças e adolescentes com idade escolar, independentemente da classe social. Segundo a Tickids Online Brasil 2014, 75% dos brasileiros entre 11 e 17 anos se comunicam por meio de aplicativos como WhatsApp, que já começou a ser estudado como ferramenta para aprimorar a comunicação entre alunos e professores. Pesquisa desenvolvida no Mestrado em Comunicação da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) ilustra que a mídia móvel pode melhorar a qualidade da educação, engajando os estudantes e facilitando a aprendizagem.
Autora do estudo, a mestre em Comunicação Simone Hypolito Pisa analisou o uso do aplicativo em atividades pedagógicas de um curso de formação de professores. A pesquisadora separou dois grupos: o primeiro passou a utilizar o WhatsApp como recurso complementar às aulas; o segundo não modificou a forma de comunicação com os professores. Os resultados indicaram que os alunos que usaram a tecnologia participaram mais ativamente do curso, colaborando com os discentes no processo de ensino e aprendizagem para além do espaço físico da sala de aula.

Na avaliação de Simone, as novas tecnologias da informação e da comunicação, por possuírem um caráter dinâmico e diversificado, podem tornar o processo de ensino e aprendizagem mais interessante.

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Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

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