Politica

Editorial – Água e esgoto

 Há dois anos, num dos períodos mais secos e quentes da história da Região Metropolitana da Grande São Paulo, os cerca de 22 milhões de habitantes entraram na “Síndrome da Torneira Seca”. O nível dos reservatórios despencou, mas, os 39 municípios sobreviveram à estiagem, graças a medidas técnicas eficientes do Governo do Estado e campanhas para redução do consumo. 
À época, O REPÓRTER empenhou-se nelas, insistindo para utilizarmos água o mínimo possível nas condições difíceis de então. Hoje, mesmo com os reservatórios em níveis aceitáveis, voltamos a alertar: economizem água! É bom para o bolso e melhor ainda para prevenção de novos sustos.  
Além do eterno e grave desperdício estimado em mais de 35% do fornecido, as previsões climáticas apontam para um período de muito calor e poucas chuvas até novembro. Prevenir é, como diz o velho bordão, melhor que remediar. 
Outro ponto merece atenção, na infraestrutura urbana: a rede de esgotos da Região Metropolitana não recebe manutenção corretiva, e menos ainda preventiva, adequada há décadas. O tratamento de efluentes está abaixo de níveis aceitáveis salvo em São Caetano (100% desde 2001) e, não por acaso, o Brasil está bem abaixo do centésimo lugar internacional no item. 
Apenas 50,3% dos brasileiros têm acesso à coleta e tratamento de esgoto, significando mais de 100 milhões de pessoas vivendo na insalubridade. É ruim, hein?

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo