Geral

Bandeira tarifária fica verde em janeiro

 Durante o primeiro mês de ano, clientes das concessionárias de energia elétrica não pagarão pela tarifa extra, segundo decisão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). De acordo com a análise dos dados compilados pelo Operador Nacional do Sistema há no momento uma ‘condição hidrológica mais favorável”, ou seja, com isso a bandeira tarifária ficará verde.
Cada cor, exceto a verde, representa um custo extra, na conta de consumo. Na vermelha o cliente do sistema elétrico paga para cada 100 quilowatts-hora, além do valor normal mais R$ 4,50, na amarela o acréscimo de R$ 1,50.
 Gastos
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a energia de hidrelétricas.
A cor da bandeira em vigor no mês da cobrança é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde). Ela indica o custo da energia elétrica em função das condições de geração de eletricidade. Por exemplo, quando chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento de energia.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo