Cidades

Transporte coletivo é saída para meio ambiente no ABC

 Com 0,74 carro por habitante, o ABC é uma das localidades do Brasil que mais concentram veículos automotores. O resultado disso os moradores da região, quem precisa trabalhar ou passar por alguns dos sete municípios do ABC, sentem na pele todos os dias: congestionamentos em vias saturadas. Mas não é apenas na pele que é possível sentir esta alta taxa de motorização. Os pulmões também sofrem.
O Consórcio intermunicipal ABC elaborou, com base em dados oficiais como do IBGE, Denatran, CETESB, entre outros, o primeiro Inventário Regional sobre Emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa).
O estudo usa como metodologia o GPC (Protocolo Global em Escala Comunitária), desenvolvida pelo ICLEI, pelo WRI (World Resources Institute) e pelo C40 (Climate Leadership Group). De acordo com o inventário, a maior parte da poluição no ABC vem dos veículos automotores.
A coordenadora do Grupo Temático de Mudanças Climáticas do Consórcio, Vanessa Valente, disse que o transporte coletivo é essencial no plano de estratégia que vai ser divulgado pelo consórcio com base nesse inventário. Dentro do ABC existem exemplos de como aliar mobilidade e sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida nas cidades, como o Corredor Metropolitano ABD.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo