Cidades

Em 2016, São Caetano realiza mais de 120.000 vistorias em imóveis em combate à dengue

 São Caetano segue não dando trégua ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Em 2016, até o momento, foram registrados 107 casos de dengue (43 autóctones, contraídos dentro do município, e 64 importados). Em 2015, foram 693 casos de dengue (348 autóctones e 345 importados). Ampliação
Mesmo com essa redução significativa, que contou com o apoio da população, o trabalho de prevenção foi ampliado nos 15 bairros da cidade. De janeiro a dezembro deste ano, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), cerca de 130 agentes fizeram mais de 40.000 vistorias em imóveis. 
Além disso, divididos em 17 equipes com um supervisor e dez profissionais de saúde cada, 187 agentes também atuaram nas ruas aos sábados, com vistorias, eliminações de focos e orientações com entrega de folhetos. Pelo termo de adesão assinado junto ao Governo do Estado de São Paulo na campanha do Mutirão Todos Juntos Contra o Aedes aegypti receberam R$ 120,00/dia. Nesta iniciativa, foram realizadas 53.252 inspeções (setembro a dezembro), mais do que no primeiro semestre (29.470 imóveis trabalhados).
 No fim do ano passado, a Prefeitura de São Caetano lançou a Patrulha Contra a Dengue, pioneira no Brasil, que atende denúncias dos moradores. São quatro veículos que continuam circulando pelo município, eliminando possíveis focos de criadouros em domicílios, terrenos baldios, imóveis abandonados, cemitérios, ferros-velhos, pátios de veículos, espaços públicos e privados. 
Para controlar o Aedes no Verão 2016/2017, o Comitê Municipal de Mobilização e Prevenção no Combate à Dengue articula e coordena as ações conjuntas com representantes das secretarias e autarquias.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo