Cidades

CDPs lotados abrigam 6.137 presos na Região

  Levantamento realizado pelo REPÓRTER mostra que os quatro CDPs (Centros de Detenção Provisória) da Região estão superlotados. A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) do Estado de São Paulo admite o problema com dados informados no próprio site. São ao todo, 2.615 vagas no ABC, no entanto, o sistema carcerário abriga uma população de 6.137 homens.
Dados da SAP referentes ao mês de outubro apontam que no CDP de São Bernardo há 1.779 presos, quando deveriam ser abrigados 844 homens. O problema se repete em Santo André, com 534 vagas e 1.475 detidos, em Diadema a capacidade de atendimento é de 613 pessoas, mas lá se encontram 1.488 maiores de 18 anos e em Mauá deveriam ter 624 nas celas, mas há 1.395.
 ALIMENTAÇÃO
A mãe de um detido, que prefere não se identificar, explica que em São Bernardo os agentes penitenciários “entregam comida estragada”. Ela ainda diz, que a revista íntima, na unidade é feita “na frente de muitas pessoas e realizada por homens”. A SAP, por meio de nota, diz que “as denúncias não procedem. Os alimentos fornecidos aos presos são os mesmos servidos aos funcionários e obedecem a rigoroso controle de qualidade. Sobre as revistas, a Pasta informa que “apesar de rigorosas, não são constrangedoras”, mas que “em razão do grande número de visitantes, os próprios presos e os visitantes solicitaram à diretoria que a revista fosse efetuada em conjunto”.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo