Politica

Editorial – Rasgando a Constituição?

 O STF, através do ministro Barroso, referendou a anistia – proposta por Dilma – ao execrável ex-um monte de coisas Zé “Galinha” Dirceu, na condenação do Mensalão (AP-470) por razões “humanitárias”. Restar-lhe-ão, todavia, 23 anos de cana do Petrolão e não tem mais amigos palacianos. Os tempos são outros, ou começam a ser. Como se diz na roça, a Corte deu uma no cravo, outra na ferradura. 
Não adianta aos anti-petistas ferrenhos clamarem que se rasgou a Constituição e os Códigos subalternos. Rococós no voto do ministro à parte, a Anistia a condenados é providência prevista em lei, a partir do Art. 48, inciso VIII da Carta Magna, além de outros diplomas versando sobre Graça e Indulto. São instrumentos legais garantidores do Estado de Direito. 
Temos a Constituição mais eclética do planeta, fruto da ansiedade dos constitucionalistas em evitar os desmandos do regime militar e confeccionada numa onda internacional pretensamente garantidora de direitos humanos, sem o mesmo rigor na contrapartida da garantia do cumprimento de obrigações sociais. Tem de ser revista, expurgada de contrabandos ideológicos e penduricalhos políticos. 
Como, porém, enxugar uma legislação feita por legisladores medíocres e despreparados, mas, gananciosos e oportunistas, predadores compulsivos preocupados com fortuna e poder, e o país que se dane? E, mais: quem bota os mequetrefes “lá”?
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo