Politica

Mulheres precisam de mais espaço na política

 Nenhuma das sete cidades do ABC terá uma prefeita a partir de 2017 e somente três cidades terão representatividade feminina na Câmara Municipal.
Foram eleitas vereadoras para a legislatura 2017 a 2020 a professora Bete Siraque (PT) em Santo André, Ana Nice (PT) em São Bernardo e Sueli Nogueira (PMDB) em São Caetano. Analisando a representatividade feminina do ABC, constatamos que somente 2,11% das 142 cadeiras nas Câmaras foram preenchidas pelas mulheres, equivalente a somente três vereadoras, as quais foram prestigiadas pelo universo de 2.068.798 eleitores da Região. Lembrando que o ABC é território feminino, pois em todos os municípios a taxa de mulheres é superior a de homens.
Estes dados demonstram a necessidade de uma profunda reflexão sobre as razões que a população eleitora não prestigia as mulheres. Falta trabalho contínuo de conscientização sobre o tema junto a população. Ações concretas dos partidos políticos em defender um maior espaço para as mulheres e atenção da Justiça Eleitoral na eficácia da lei no tocante a penalidade de sua inobservância quanto ao percentual feminino exigido nos pleitos eleitorais. As mulheres precisam de mais espaço na política.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo