Politica

Editorial – Sabedoria, honra e dignidade

 Atributos há tão imbricados, como os do título, que impossível se torna separá-los sem afetar o conjunto e a integridade de cada um, resumidos no conceito de humildade. Ao dizer a um governante eleito que “governe com sabedoria, honra e dignidade”, o alertamos sobre as consequências de seus atos, não de suas palavras e aparências.A cidade pagará sempre muito caro por seus desmandos.  
Vencido um pleito eleitoral, é hora de não cometer novamente os equívocos do passado, se almeja ser reconhecido positivamente no futuro. Dizem, os sertanejos, que mesmo um burro não tropeça duas vezes na mesma pedra. Dizem, também, que o peixe e o abestalhado morrem pela boca. 
Aos perdedores, é hora de engolirem o sapo da derrota e também – insistimos – com sabedoria, honra e dignidade, saírem de cena com humildade. Muitos, temerários e insolentes, agem como se membros de torcidas organizadas ou de fãs clubes surreais, histéricos e alucinados. Perdeu? Perdeu, amizade, e assuma a derrota, sem desculpas esfarrapadas e teorias conspiratórias torpes e absurdas. 
Mas… (palavrinha danada!) exigir de uns e outros tal grandeza moral parece-nos, na atualidade, esperança vã. Dizia, o venerável Carlos Drummond em “Nosso tempo”, que “Este é tempo de partido / tempo de homens partidos”… Tudo bem! Mas, por favor, não destruam ainda mais a cidade e suas melhores esperanças. Certo? 
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo