Saúde

Dona Deta é uma dos 850 agentes comunitários de saúde de São Bernardo

 O trabalho dos agentes comunitários de saúde de São Bernardo é reconhecido pela população e isso pode ser claramente percebido pela atuação de dona Deta. Ao caminhar pelas ruas do Jardim Farina, a agente é obrigada a parar a cada dez passos para atender os moradores da comunidade a respeito dos assuntos mais diversos, de informações sobre os serviços prestados na rede pública de saúde a convites para visitas a residências. Agente
Giselda Ferreira de Sousa, a dona Deta, é agente comunitária de saúde há 16 anos, mesmo tempo que acompanha os moradores da região que escolheu para viver, quando veio de Sertânia, interior do Pernambuco, nos anos de 1980.
 Aos 68 anos, dona Deta tem uma rotina incansável de trabalho. De manhã, ela vai até a UBS (Unidade Básica de Saúde) Farina para verificar as fichas dos moradores de sua região; à tarde, percorre as ruas do bairro para as visitas domiciliares e, à noite, planeja o trabalho do dia seguinte. “Às vezes fugimos do que planejamos, mas isso torna o trabalho mais dinâmico”, diz. Dinamismo, aliás, é o que não falta no dia a dia da agente comunitária. Durante as visitas que faz às famílias, dona Deta, como todos os agentes de saúde, tem várias tarefas: observa se há acúmulo de água em vasos de plantas (para evitar a proliferação da dengue); identifica casos de tuberculose e hanseníase; informa sobre o estoque de remédio na UBS; leva receitas; e verifica se os pacientes acamados estão com algum problema. “Nós temos que ter um pequeno computador na cabeça”, brinca.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo