Política

Combate à corrupção: Manente quer eleições diretas para Controladorias Gerais

 O vice-líder do PPS na Câmara Federal, deputado Alex Manente, elaborou PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que torna obrigatório o voto popular para eleição dos titulares das Controladorias Gerais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Pela proposta, há acréscimo de dispositivos ao artigo 74 da Constituição Federal, em que, além do voto popular, exigem o cumprimento de requisitos de qualificação para o exercício da função. A medida, de acordo com o parlamentar, auxiliará no combate à corrupção nos órgãos públicos. Constituição
“A Constituição não estabeleceu requisitos para escolha e nomeação de titulares das controladorias, o que facilita a prática da corrupção no setor público, já que é possível construir-se um quadro uniforme para as controladorias internas, acarretando na inexistência de controle efetivo e com envergadura para se desincumbir das atribuições constitucionais recebidas”, argumenta Alex Manente.
Alex desenvolveu a proposta durante viagem oficial aos Estados Unidos, para representar o Brasil no programa ‘Young Political Leaders’, para cursos de modernização da máquina pública e combate à corrupção.

“Durante 25 dias percorremos oito estados americanos e vivemos grandes experiências com a política local. Em Los Angeles, na Califórnia, a Controladoria municipal atua de maneira isenta e com membros capacitados, exatamente como o modelo que propomos na PEC. Além disso, a tecnologia no poder público é muito presente nos EUA. Vejo a urgente necessidade de implantar essa modernidade em São Bernardo e no ABC”, comenta Alex.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo