Política

Regras mudam o caminhar das campanhas eleitorais

 Com as eleições municipais se aproximando, algumas dúvidas, ainda, insistem em habitar as cabeças de pré-candidatos e eleitores, quando o assunto é a ‘minirreforma’ política, como o presidente do PRB de São Caetano, Vlamir Bernardes denominou as mudanças nas leis para as eleições de 2016, em entrevista no programa 30 Minutos (ECOTV), com o jornalista Walter Estevam Junior.
“A principal mudança foi o tamanho das eleições, que era de 90 dias e passou para 45 dias. Com isso, a Justiça Eleitoral abriu espaço para inexistência de campanha antecipada, não havendo mais problema de propaganda extemporânea. Hoje o candidato pode fazer sua propaganda desde que não peça explicitamente o voto” explica.

As convenções dos partidos, para definir seus candidatos, acontecem de 20 de julho a 5 de agosto. As campanhas iniciam dia 16 de agosto.

Pontos
Entre outros pontos, Bernardes elenca alguns: “o pré-candidato pode falar das suas qualificações pessoais, de suas pretensões políticas, de seus projetos, marcar reunião, dizer que é pré-candidato e expor suas ideias e pedir apoio, inclusive, usando adesivos e os meios de comunicação, desde que não utilize nem o número e nem peça explicitamente votos”.

O presidente da sigla, em São Caetano, avalia, ainda, que a chegada do deputado federal Celso Russomanno alavancou o partido e acredita que o PRB vá emplacar alguns nomes nos Executivos locais e por outras regiões.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo