Regras mudam o caminhar das campanhas eleitorais
“A principal mudança foi o tamanho das eleições, que era de 90 dias e passou para 45 dias. Com isso, a Justiça Eleitoral abriu espaço para inexistência de campanha antecipada, não havendo mais problema de propaganda extemporânea. Hoje o candidato pode fazer sua propaganda desde que não peça explicitamente o voto” explica.
As convenções dos partidos, para definir seus candidatos, acontecem de 20 de julho a 5 de agosto. As campanhas iniciam dia 16 de agosto.
Pontos
Entre outros pontos, Bernardes elenca alguns: “o pré-candidato pode falar das suas qualificações pessoais, de suas pretensões políticas, de seus projetos, marcar reunião, dizer que é pré-candidato e expor suas ideias e pedir apoio, inclusive, usando adesivos e os meios de comunicação, desde que não utilize nem o número e nem peça explicitamente votos”.
O presidente da sigla, em São Caetano, avalia, ainda, que a chegada do deputado federal Celso Russomanno alavancou o partido e acredita que o PRB vá emplacar alguns nomes nos Executivos locais e por outras regiões.