Geral

Furtos de água desviam 35 milhões de litros em 4 meses

 A Sabesp, em ações de fiscalização, nos quatro municípios em que atua na Região do ABC, identificou que furtos de água resultaram na somatória de 35 milhões de litros do recurso nos primeiros quatro meses do ano. A quantidade desviada é suficiente para atender 11 mil pessoas durante 30 dias. Das 168 fraudes detectadas, 142 foram em São Bernardo, 21 em Diadema, três em Ribeirão Pires e duas em Rio Grande da Serra. 
De acordo com a Sabesp, a maioria dos casos refere-se à violação dos hidrômetros. Também foram encontrados desvios nos ramais de abastecimento, que ligam os imóveis diretamente à rede, sem o registro de consumo. Quando identificada a fraude, em ambiente residencial, comercial ou industrial, a Sabesp cobra de forma retroativa a tarifa de consumo da água furtada e pelo esgoto coletado. 

Além disso, o fraudador poderá sofrer outras sanções, entre elas a responsabilização pelo crime de furto. Se condenado pela Justiça, o responsável pela ilegalidade pode pegar até oito anos de detenção. Para identificar as ligações violadas e os fraudadores a Sabesp faz operações conjuntas com a Polícia.

A população também pode ajudar no combate à fraude. Informações anônimas podem ser repassadas para a Sabesp pelo telefone 195 ou pelo Disque-Denúncia 181, as chamadas são gratuitas. Até abril passado foram recebidas 12.900 denúncias de casos suspeitos. “A fraude prejudica toda a população. Quem comete o crime não se preocupa com o desperdício, pois acredita que não irá pagar pelo alto consumo. É comum entre fraudadores deixar torneiras abertas e não consertar vazamentos”, afirma Marcelo Fridori, superintendente de Auditoria da Sabesp.
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo