Saúde

Envelhecimento e dificuldades alimentares: como lidar com a disfagia

  Envelhecer com saúde é o desejo da maioria das pessoas e, graças aos avanços da medicina e da ciência, isso já é uma realidade. Com o passar dos anos, o corpo dá sinais próprios do envelhecimento: enfraquecimento da visão e audição, movimentos mais lentos, e dificuldades na hora de se alimentar são consequências comuns do avanço da idade. Porém, a atenção aos sinais deve ser redobrada nessa fase, uma vez que a sensibilidade do organismo e a fragilidade da saúde são maiores. Sinais que passam despercebidos na hora da alimentação podem representar muito mais do que incômodos banais. Engasgos frequentes na refeição, pigarros, tosse, dificuldade de mastigação, lentidão na hora de engolir, recusa do alimento e falta de apetite podem ser sinais de disfagia. Tratamento
O tratamento da disfagia depende muito das suas causas, por isso, mesmo diante dos sinais mais brandos, é fundamental recorrer à um profissional de saúde para investigar a origem do problema. 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo