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Vacas gordas, vacas magras

 Em circunstâncias econômicas desfavoráveis, nas quais as perspectivas reduzem-se na medida da encolhimento das oportunidades, sabemos que medidas de contenção de custos devem ser ancoradas com a otimização de recursos e estratégias de abrangência no mercado. A publicidade, por si só, se não for bem feita pode passar de investimento produtivo a gastos inúteis se aquelas medidas não forem adotadas.  Pior que não atender, é servir mal aos clientes. Todavia o micro e os pequenos empresários “novatos”, embriões dos médios e grandes não dispõem, na maioria dos casos, não apenas dos recursos como também dos conhecimentos e experiência para racionalizar métodos e procedimentos, inová-los e dar aos clientes a segurança e confiança nos resultados.  Em épocas de vacas gordas muita coisa passa ao largo, mas, nas de vacas magras o nível de exigência cresce na razão da falta de dinheiro. Diminuir custos e até margens de lucro, também por si só, não representam solução a médio e longo prazo: o atendimento esmerado, sim, se falarmos de qualidade que corresponda ao que for anunciado.  A ACISCS iniciará um projeto de qualificação pretendendo inicialmente ouvir empresários e consumidores de forma ampla, para mapear nosso mercado seja quanto ao necessário, seja quanto ao possível de empreendermos neste momento grave no qual vivemos. A participação é vital para a transformação.
 

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Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

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