HPV aumenta em 22 vezes a propensão ao câncer de garganta

 Um estudo feito por pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine descobriu que praticar sexo oral sem proteção pode levar à infecção pelo vírus HPV-16 (papilomavírus humano tipo 16), o que faz as pessoas terem chance 22 vezes maior de ter câncer de garganta. Publicação
Publicado no “Jama Oncology”, o estudo é o primeiro a concluir que a presença do HPV na boca pode levar ao desenvolvimento do câncer de boca e orofaringe. Os pesquisadores avaliaram por quatro anos mais de 90 mil pessoas com vestígios desse tipo de HPV na boca.
 O doutor Ilir Agalliu afirmou que os resultados sugerem que exames simples de esfregaço bucal “poderiam ser usados para prever o risco de alguém ter câncer de cabeça ou pescoço”. O estudo pretende alertar para o fato de que sexo oral deve ser feito com proteção.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo