Cidades

São Caetano trabalha para formular Plano Diretor de Drenagem Urbana

 
Uma detalhada avaliação do sistema de drenagem urbana existente em São Caetano do Sul e região foi explanada durante o segundo encontro à formulação do Plano Diretor de Drenagem Urbana da cidade, aos próximos 20 anos, que está sendo elaborado sob a coordenação do Departamento de Água e Esgoto (DAE) do município. Com participação de autoridades, representantes de entidades e população em geral, a atividade ocorreu na noite desta quinta-feira (14/1), no auditório Sebastião Venâncio de Freitas, que está situado nas dependências do Palácio das Águas, sede administrativa da Autarquia Municipal, no Bairro Cerâmica.

No evento, representantes da Cobrape, empresa contratada para desenvolver o projeto, apresentaram diagnóstico e prognóstico conceituais do sistema de drenagem urbana, de maneira didática – o esboço é denominado Plano Municipal de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas e Estudos de Concepção e Anteprojetos para o Sistema de Drenagem do Município de São Caetano do Sul (o material estará disponível, em breve, no site do DAE, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.daescs.sp.gov.br).

Também na oportunidade, foram esmiuçadas macro e microdrenagem; apontados os investimentos necessários; e pontuada a drenagem urbana com gestão sustentável, entre outros temas – no terceiro encontro, previsto para ser realizado no fim de fevereiro, serão explanadas alternativas, propostas e planos de ação, a curto, médio e longo prazos, para minimizar riscos de enchentes e favorecer o correto desenvolvimento urbano do município.

“O prefeito Paulo Pinheiro solicitou ao DAE que fosse executado um estudo profundo do sistema de drenagem urbana de São Caetano e, a partir daí, formuladas propostas para solucionar e minimizar determinados problemas, em prol da qualidade de vida dos moradores”, enfatizou, na ocasião, o engenheiro Osmar Silva Filho, superintendente da Autarquia Municipal. “Então, o trabalho está sendo desenvolvido de forma planejada e ordenada, com vistas ao presente e futuro”, completou.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo