Economia

Inflação fecha 2015 em 10,67% como o maior índice em 13 anos

 A inflação acumulada no ano de 2015 de 10,67% é maior taxa apresentada em 13 anos, segundo dados divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) juntamente com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A elevação nos custos foi pressionada pelos constantes reajustes de preços dos alimentos, combustíveis e energia elétrica. Em dezembro 2002, o índice inflacionário era de 12,53%.
A inflação do ano passado ficou 4,16 pontos percentuais acima do teto da meta fixada pelo Banco Central para 2015.

Elevação
As elevações nas tarifas de energia elétrica e nos preços dos combustíveis foram determinantes para o aumento da inflação, juntos, os dois setores somam 24% do índice.

No grupo alimentação e bebidas, o de maior peso no IPCA (25,1%), a alta foi de 12,03%, com aumento generalizado nos alimentos adquiridos para consumo em casa, como a cebola, o tomate o feijão-carioca.

Ainda de acordo com o IBGE, todos os outros setores também registraram aumento de custos ao consumidor.

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo