DAE inicia o ano com muitas ações para aprimorar a infraestrutura de São Caetano
Já esta semana, o DAE iniciou as intervenções necessárias à instalação de Válvula Redutora de Pressão (VRP) na Avenida Prosperidade, no bairro homônimo, área pertencente ao Sistema Santa Maria (São Caetano é subdividida em três Setores de abastecimento – Santa Maria, Osvaldo Cruz e Nova Gerty –, o que garante eficiência na distribuição de água) – por conta desse trabalho, o fornecimento hídrico será interrompido nesta quinta-feira (7/1), nos bairros Prosperidade e Barcelona, das 7 às 17 horas.
Além dessa VRP, outros 12 dispositivos de mesmo nome serão inseridos nas tubulações de água do município, nos próximos meses, com investimento na casa dos R$ 11 milhões – atualmente, São Caetano conta com 13 VRPs, que cobrem 40% da cidade, em trechos das áreas mais baixas dos bairros Jardim São Caetano, Cerâmica, Santo Antônio, Fundação, Prosperidade, Barcelona, Nova Gerty e Olímpico. As Válvulas consistem numa maneira econômica e ambientalmente responsável para que se possa ter um baixo consumo de água e utilização hídrica correta.
Também como parte desse programa, que é denominado Microsetorização dos Setores de Fornecimento de Água do município, o DAE trabalha para implantar a central de Gerenciamento de Controle Operacional (GCO), para facilitar o monitoramento das perdas e aprimorar o sistema de distribuição hídrica na cidade. A GCO terá sua base no Palácio das Águas, sede da instituição.
Patrulha – O Sistema de Monitoramento dos Resíduos da Construção Civil, que visa aprimorar a gestão, supervisionar a destinação desse tipo de detrito, combater o descarte irregular e facilitar a reciclagem e o reaproveitamento do material, já funciona em São Caetano, sob responsabilidade do DAE.
E para que a fiscalização das caçambas fique ainda mais efetiva, a Autarquia Municipal, por sua vez, implantou a Patrulha DAE – Resíduos Sólidos. Com profissionais em circulação pela cidade durante a semana, em um veículo devidamente identificado, a Patrulha contribui para monitorar e identificar irregularidades nas caçambas dispostas no município e ainda orienta os moradores quanto ao descarte desse tipo de detrito.
“O início de novos projetos e a continuidade dos programas já existentes mostra, cada vez mais, que o DAE está empenhado em contribuir à melhoria constante da infraestrutura da cidade e ainda aprimorar a qualidade de vida à população”, ressalta o engenheiro Osmar Silva Filho, superintendente do DAE.