Guararema já acendeu as luzes da decoração de Natal. Neste ano, tudo é feito com cerca de 700 mil garrafas PETs. Para cada flor, por exemplo, são usadas sete garrafas. O tema é “Guararema Cidade Natal 2015 – Ano luz” que traz uma decoração bem tradicional. “Quisemos manter as cores tradicionais do Natal, ao mesmo tempo valorizando a beleza natural da cidade”, disse a secretária-adjunta de Cultura, Jussara Zatsuga. A expectativa do comércio é enorme e o trabalho nas ruas e praças da cidade também. “Nessa época temos que correr para dar conta de deixar a cidade bonita”, disse a oficineira Maria Marta da Costa. A cidade ganhou um time a serviço da decoração de Natal. “Eu mandei o currículo, porque fiquei sabendo que estavam precisando. Trabalhei dois meses pela Frente de Trabalho e fiquei registrada até hoje”, contou a oficineira Eliana Lami. No ano passado, a decoração de Natal de Guararema atraiu 500 mil turistas e neste ano a expectativa da Prefeitura é que esse número cresça 20%. O curioso é que o aumento deve ocorrer justamente por causa da crise financeira. “Tem a questão do aumento de dólar, muitos passeios que eram fora do País ficarão centralizados no Brasil mesmo. Guararema por oferecer tudo gratuitamente, acaba ganhando com tudo isso”, defendeu Odvane Rodrigues da Silva, secretário de Indústria, Comércio e Turismo.
Pra fazer a economia crescer, a cidade vai ter nove pontos de decoração. Um deles é o Parque de Lazer Deoclésio de Almeida Mello. A artesã Aline de Siqueira está gostando do resultado. Ela trabalha em frente ao parque e conta com o aumento das vendas. “Nem sabemos de onde vem tanta gente. Vende bem, enche. Precisamos de mais natais no ano”.
A estação de trem também está ganhando cores novas. Hélio Guimarães Tosta é dono de um restaurante com capacidade para 150 pessoas que fica bem ao lado do ponto turístico e diz que já começou a contratação de temporários. “Tem que ser um temporário que vista a camisa, nos ajude a fazer um bom trabalho e deixar o turista satisfeito”.