Economia

Workshop mostra como vender na internet

 O Sebrae Grande ABC realizou na manhã desta quarta-feira, 2 de dezembro, a workshop Como vender pela internet que ensinou o empreendedor a abrir uma loja virtual e vender seus produtos pelo comércio eletrônico. A apresentação teve como público alvo a pequena empresa, lotando oTeatro Cacilda Becker, Centro, de São Bernardo do Campo. Foram realizadas quatro palestras: Planejando sua empresa na internet; Loja Virtual (E-commerce); Marketplace e Gestão de Marketplace.

O consultor do Sebrae e especialista em tecnologia da informação Jairo Lobo Migues alertou os empreendedores a fazer um planejamento, antes de se aventurar na internet. “O brasileiro é muito imediatista. Quer realizar, sem planejar.” Segundo o consultor, os riscos devem ser minimizados. “Ter plano e modelo de negócios são ingredientes básicos para qualquer empreitada”, avisou.

Diego Dourado, do UOLhost, fez um apelo aos empreendedores para que, quando forem montar um site de vendas, recorram a um profissional especializado. Isso evitará que o site seja poluído, com excesso de informações, e tenha fácil acessibilidade. O palestrante falou sobre a importância de se investir em mecanismos de busca, como o Google, para se destacar assim que a página é aberta. “Se você matar uma pessoa e esconder na segunda página do Google, ninguém vai encontrar”, brincou. O representante do UOLhost referiu-se também às redes sociais, como Facebook, onde o segredo consiste em misturar conteúdo e ofertas.

Rodrigo Amaral, da empresa Rakuten, mostrou as oportunidades que o marketplace oferece para o empresário iniciar ou ampliar seu canal de vendas pela internet. Aurélio Rodrigues e Tiago Oliveira, da AnyMarket, deram dicas de gestão de estoques de lojas virtuais para otimizar as vendas.

A executiva de contas Zuleika Franti, 59 anos, gostou do evento. “Foi muito bom. Aprendi bastante. Talvez no futuro eu crie um negócio online.” Gisleine Ribeiro, 41 anos, moradora no bairro Planalto, em São Bernardo do Campo, tem um negócio de decoração de festas. Ela utiliza a rede social Facebook para divulgar seu trabalho. “Gostei das palestras. Foram esclarecedoras. Ainda não tenho site, mas saí com algumas ideias para alavancar as minhas vendas.”

Para o consultor do Sebrae Grande ABC Leandro Reale Perez, a workshop Como vender pela internetfechou o ano com chave de ouro. “Tivemos 340 participantes, sendo que 60% deles não possuem lojas virtuais. Estamos ensinando os primeiros passos do comércio eletrônico para esses potenciais empreendedores.” 

Leandro disse que, para 2016, estão programados quatro eventos, que serão realizados na região – todos voltados para o pequeno empreendedor, que deseja abrir ou expandir seus negócios pela internet.

O evento teve o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, regional São Bernardo) e da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo).  

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo