O deputado federal Alex Manente (PPS/SP) vai vistoriar as obras da Linha 15 do Metrô (Vila Prudente – Cidade Tiradentes), na capital, para verificar as intervenções no local e cobrar agilidade na conclusão do monotrilho, previsto pra ser entregue em 2010, mas que atualmente apresenta somente 11% do trajeto entregue – funciona apenas da Vila Prudente ao Oratório, num total de 2,9 quilômetros dos 26,6 previstos.A visita técnica foi aprovada por meio de requerimento do deputado Alex Manente apresentado na reunião da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (11). A vistoria, que será conduzida pela Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, terá a data definida em breve. O deputado Alex Manente propôs a visita técnica após resultado da audiência pública para discutir o metrô do ABC apontar que as obras da Linha 18-Bronze só terão início após testes nas linhas 15 e 17 e conclusão dos monotrilhos da capital. “O que o Ministério das Cidades nos apontou é que não se trata apenas da falta de recursos, mas que os modais não apresentam segurança de execução”, aponta o deputado Alex. “Por isso vamos verificar o andamento da Linha 15 já que provavelmente o metrô do ABC será no mesmo modelo”, completa.MONOTRILHO 18 BRONZEA obra custará R$ 4,3 bilhões, sendo R$ 1,9 bilhão da iniciativa privada e o restante de iniciativa pública, com recursos de financiamentos e do Orçamento Geral da União (OGU). O monotrilho, que será o primeiro ramal de metrô fora da capital paulista, terá 15 quilômetros de extensão e vai passar por São Caetano, Santo André e São Bernardo com expectativa de transportar 300 mil passageiros por dia. O status atual é de licença de cadastro para início da desapropriação dos 283 imóveis.
Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.