Luiz Revite e Walter Santos reforçam Santo André no Grand Prix de Judô
Com os dois atletas da elite do judô brasileiro contratados pelo patrocinador especialmente para o Grand Prix 2015, a expectativa é ficar entre os quatro finalistas da maior competição entre clubes do País, segundo o supervisor da modalidade na Secretaria de Esporte e Lazer e técnico da AD Santo André, José Gildemar Carvalho. No total, 12 equipes estão inscritas no torneio nacional – o credenciamento e a pesagem, inclusive o sorteio das chaves, ocorrerão nesta sexta-feira (6). Em 2014, o município ficou no sexto lugar – o Esporte Clube Pinheiros foi o campeão, seguido pelo J.C. Instituto Reação (RJ) e o Minas Tênis Clube.
Campeão mundial em 2012 e ex-número 1 na categoria meio leve, o santista Revite, originário da Associação de Judô Rogério Sampaio, sofreu grave lesão no joelho esquerdo em abril de 2014, durante o Pan-Americano de Guayaquil, no Equador. De lá para cá, foram dez meses de recuperação. Neste ano, o atleta retornou com tudo aos treinos e competições, principalmente internacionais com a camisa verde e amarela.
Na última terça-feira (3), o judoca santista retornou dos Emirados Árabes Unidos, onde participou do Grand Slam em Abu Dhabi, com outros nove atletas do selecionado brasileiro. O torneio valia pontos para o ranking mundial, fator determinante para a classificação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – Revite não subiu ao pódio.
Já o paulistano Walter Santos conquistou recentemente, no início de outubro, a medalha de prata no judô individual nos Jogos Mundiais Militares, na Coréia do Sul. O pesado, ex-Sogipa (RS), atualmente pertence à equipe AD (Associação Desportiva) São Caetano, que não disputará o Grand Prix deste ano e carrega três títulos no currículo. O judoca também busca classificação para a Olimpíada em solo brasileiro.
Além dos judocas integrantes da Seleção Brasileira, Santo André possui outros oito atletas originários da cidade. Entre eles, os pratas da casa Breno Alessi dos Reis Almeida, categoria leve (até 73 quilos), e Gabriel Rusca de Oliveira, categoria médio (até 90 quilos), ambos com 20 anos e que integram à Seleção Brasileira Sub-21 – os dois andreenses são campeões pan-americanos sub-18.
“O Breno e o Gabriel são promessas concretas para as Olimpíadas de 2020, em Tóquio”, afirmou o técnico Carvalho, que também é professor da modalidade e judoca. O restante da delegação que representará Santo André estará composto por mais seis atletas de ponta: Alan de Oliveira Silva (até 66 quilos); Yago Lucas dos Santos (até 73 quilos); Fender Von Esperidião (até 81 quilos); Leonardo Kubo (até 81 quilos), Cristiano Soncin Carrion (até 90 quilos) e João Paulo da Rocha Zago (mais de 90 quilos).
O Grand Prix terá abertura oficial neste sábado, às 9h. A partir das 16h, haverá disputa do nono ao décimo segundo lugar. No domingo, às 9h, ocorrem as semifinais e a disputa da quinta a oitava colocação. Das 12h50 até 15h, no entanto, estarão no tatame do Mané Garrincha os atletas de elite do Brasil para briga por medalhas e pódio, com transmissão ao vivo pelo Sportv.
BASE – Com 15 anos de fundação no Parque das Nações, a AD Santo André, que tem parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, investe nas categorias de base do judô – a partir de sete anos até adulto. Hoje, são cerca de 300 pessoas praticantes da modalidade – 193 inscritas gratuitamente no Projeto Faixa Dourada, dividido nas categorias infantil (9 e 10 anos), infanto-juvenil (11 e 12 anos) e pré-juvenil (13 e 14 anos).
Gran Prix Nacional Interclubes Masculino de Judô
Data – neste sábado (7) e domingo (8).
Horário – a partir das 9h.
Local – Ginásio de Esportes Mané Garrincha.
Endereço – Rua Pedro de Toledo, 1.651. Bairro Moema. São Paulo.