Cidades

90% dos casos de violência infantil não são denunciados, CRAMI realiza ação contra abusos

 De acordo com estudos realizados pelo CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD, 90% dos casos de violência praticada contra crianças e adolescentes não são denunciados. Thelma Armidoro Velasco, psicóloga e assistente técnica do Centro, explica que isso ocorre porque os casos acabam sendo encobertos pelos próprios familiares.

“São casos de negligência e violência sexual, física e psicológica que não chegam ao conhecimento das autoridades e esses números podem ser ainda maiores”, revela Thelma. Para se ter ideia, durante o mês de agosto, o CRAMI atendeu 466 casos, sendo 133 de violência sexual, 186 física; 104 de negligência e 43 de violência psicológica. “Este último é um dos mais velados em razão do seu reconhecimento ser mais difícil, haja vista que envolve humilhações, ameaças e rejeição”.

Outro dado importante diz respeito aos agressores. Nos últimos seis anos, constatou-se que nas violência física e negligência, em sua maioria o autor é a mãe, sendo 51% nos casos de violência física e 71% nos casos de negligência. Já o autor de violência psicológica aparece de forma equilibrada – sendo 42% a mãe e 41% o pai, ambos na faixa etária de 35 a 45 anos.

Com 27 anos de atuação e mais de 344 mil atendimentos em forma de intervenções domiciliares, orientações, oficinas e psicoterapias individuais e em grupo, o CRAMI também derruba o mito de que o padrasto é quem mais abusa sexualmente da criança e do adolescente. “Nossos dados estatísticos apontam que a maioria dos autores de abuso sexual identificados é o pai biológico com 31% dos casos contra 15% cometidos pelo padrasto. Os demais casos estão distribuídos entre outros parentes, desconhecidos e sem informação. O fato do pai biológico aparecer como quem mais abusa sexualmente de crianças e adolescentes retrata uma realidade que não se restringe à região do Grande ABC, mas em todo Brasil e no mundo”, explica a psicóloga Thelma Velasco.

CRAMI
O CRAMI atende notificações de violência doméstica (violência física, psicológica, negligência, abandono e abuso sexual) praticada contra crianças e adolescentes de zero a 18 anos. Seu atendimento é gratuito, mas não é “porta aberta”, ou seja, para ser atendido no CRAMI é necessário seguir o fluxo de rede de cada município sendo que o primeiro passo sempre é procurar o Conselho Tutelar que avaliará o caso e encaminhará a família para atendimento. Por isso, é muito importante que as famílias com dificuldades procurem ajuda no Conselho Tutelar ou quando suspeitar / ter certeza de que está havendo violência contra alguma criança ou adolescente que conheça. A denúncia pode ser anônima no próprio Conselho Tutelar ou através do disque 100.

O CRAMI realiza cursos de capacitação, seminários, fóruns e palestras direcionadas aos segmentos que lidam em seu cotidiano diretamente com crianças, adolescentes e famílias, com o objetivo da identificação precoce da violência e os encaminhamentos necessários. Este trabalho é gratuito e oferecido à rede dos municípios em que o CRAMI atua – Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. 

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo