Cidades

Até setembro deste ano, Procon de SBC resolveu 4,6 mil casos

  Moradores que buscam serviços relacionados à defesa do consumidor conseguem bom retorno na Prefeitura de São Bernardo. No chamado atendimento preliminar do Procon, dentro das instalações do Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro, na Praça Azul), 100% dos casos sãosolucionados no momento da reclamação. De janeiro a setembro deste ano, como atesta relatório do órgão, mais de 4,6 mil demandas foram resolvidas. De acordo com a chefe da Seção de Defesa do Consumidor, Angela Maria Galluzzo, os casos não solucionados são encaminhados para os departamentos competentes, como Defensoria Pública, Juizado Digital, entre outros, por meio da Carta de Informação Preliminar (CIP). Ainda assim, 80%são solucionados. Nos nove primeiros meses deste ano, foram emitidas 3.077 CIPs.           Os casos que são atendidos pelo Procon são os que envolvem relação de consumo, seja na compra de produtos ou contratação de serviços. Na lista das maiores reclamações estão bancos e empresas de telefonia.      “Os que não resolvemos aqui são notificados. Não atendemos pessoa jurídica e nem moradores de outros municípios”, explicou Angela.          José (nome fictício), um consumidor de São Bernardo que não quis se identificar, abriu uma reclamação no Procon contra um fornecedor por entender que foi enganado. “Fiz uma encomenda para minha festa de casamento, mas a empresa não me informou que havia uma promoção. Paguei o valor integral, R$ 2,3 mil. Se tivesse tido o desconto pagaria R$ 750. Quero meu dinheiro de volta”, disse.            Orientação – Como dica para os consumidores, o Procon alerta que é importante observar as ofertas, pesquisar preços e as lojas que oferecem as melhores condições. De acordo com Angela, o volume de reclamações próximo às datas festivas sempre aumenta em relação a outros meses doano. Ela alerta que o cliente deve avaliar os juros cobrados caso a compra seja parcelada. Para os eletrodomésticos e eletrônicos é preciso verificar a procedência do produto e se existe assistência técnica na região onde reside. “Cuidado com produtos importados já que há risco de problemas com a assistência técnica. Solicite sempre a nota fiscal”, disse.           Quem adquire produtos pela internet, catálogos, telefone ou por qualquer outro meio fora do estabelecimento comercial deve ficar atento aos prazos. A mercadoria só pode ser devolvida dentro de sete dias, contados a partirdo recebimento. Nesse caso, o fornecedor é obrigado a fazer a restituição dovalor. O Procon frisa que o arrependimento manifestado dentro dos sete dias não precisa ser justificado. No caso de compra realizada na própria loja, o consumidor só tem direto à devolução da mercadoria e restituição do valor pago caso o produto tenha defeito. Nos demais casos, não há direito a troca, exceto se a loja se dispôs livremente a substituir o produto. A orientação dada pelo órgão é que notas fiscais e recibos sejam guardados. O Procon atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e sábado das 7h às 13h.

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Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

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