Turismo

Círio de Nazaré – um ato de fé e devoção

  Nunca havia presenciado tanta devoção. Não é só questão de turismo, é muito mais. É questão de FÉ. O Estado do Pará que costuma revelar toda a exuberância do seu turismo nos segmentos de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, extrapola fronteiras abrindo suas portas para o mundo para a mais pura manifestação religiosa católica dos paraenses, injetando na economia local cerca de US$ 30 milhões, resultado de um esforço compartilhado de promoção, divulgação, fomento e desenvolvimento do turismo como negócio, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), dos integrantes do Fórum Estadual de Turismo (Fomentur) e outros parceiros da gestão estadual, municipal, que atuam em sintonia com o trade turístico e a sociedade civil organizada, como explica Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará.
“O Círio é o nosso principal evento, não somente cultural e religioso, mas também turístico, pela quantidade do fluxo de pessoas que circulam no estado motivados pela festividade, bem como pelos recursos que injeta na economia paraense. E esperamos que mesmo num cenário de crise, o Círio de Nazaré enquanto produto de atração turística continue a crescer com um incremento da ordem de 3% no comparativo com o ano anterior”, explica Adenauer Góes.
O Círio é a comemoração mais mais esperada pelos paraenses, onde apenas em um final de semana dois milhões de romeiros, entre os quais 84 mil turistas, celebram juntos o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, tradicionalmente conhecido como o Natal dos paraenses. O evento tem como cenário Belém, capital do Pará, um lugar único no planeta que reúne maravilhas naturais e culturais, culinária exótica e de irresistível sabor, riquezas históricas imensuráveis, um imaginário repleto de mitos e lendas, além de um povo acolhedor, caloroso e generoso.

O turismo internacional também ganha força neste momento, graças a voos diretos que conectam Belém a Lisboa, em Portugal, e outros países da Europa, através da rota de voos da TAP Portugal. Também dos Estados Unidos, no voo Belém-Miami, da TAM, do Suriname, através do voo Belém, Paramaribo, da Gol, e outras ofertas, permitem a chegada desses visitantes. No meu voo pelo menos 40% eram de americanos que embarcaram comigo em São Paulo e costumeiramente retornam em número maior, principalmente agora com o dólar super favorável a eles. É a propaganda boca-a-boca, graças aos Teatros, galerias, cinemas, praças e outros espaços que se abrem para mostrar a cultura do Pará nas cenas do Círio de Nazaré.

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo