Cidades

#PovoFala – Ciclofaixa de Santo André é aprovada por usuários

 Inaugurada em 1º de fevereiro deste ano a Ciclofaixa de Lazer, operação montada todos os domingos em Santo André, surgiu como uma alternativa à população da cidade para que unisse ao mesmo tempo, a prática de atividade física e lazer ao longo dos 11,1 quilômetros de faixas exclusivas. O trajeto fica disponível das 8h30 às 14h30 e conta com apoio das equipes do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) para garantir maior segurança aos ciclistas.À época da implantação o prefeito Carlos Grana (PT) disse que “a ideia é não apenas promover o lazer e a saúde, mas a integração das pessoas”. 
PERCURSO
O circuito tem como ponto de partida o Paço Municipal, seguindo pela Perimetral, Santos Dumont, Artur de Queirós, General Glicério, Industrial, Parque Prefeito Celso Daniel, rua Padre Vieira e rua das Figueiras. AMPLIAÇÃOEm maio, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, anunciou o início da construção de novas rotas cicloviárias na cidade, espalhadas em sete direções distintas, ampliando os trajetos para quase 50 quilômetros. As novas rotas farão a ligação da Estação Prefeito Celso Daniel, com avenida Queirós dos Santos, avenida Santos Dumont, avenida Capitão Mário Toledo de Camargo e Estrada do Pedroso (rota I – 10 quilômetros). Além desta, a avenida Firestone (rota II – 1,5 quilômetros), Jorge Beretta (rota III – 1 quilômetro), a ligação da rua das Figueiras/avenida Lauro Gomes, avenida Padre Manoel da Nóbrega, avenida Lino Jardim, avenida Atlântica (rota IV – 5,4 quilômetros), avenida dos Estados e avenida Presidente Costa e Silva, com a implantação do corredor verde (rota V – 12,5 quilômetros), a avenida Prestes Maia (rota VI – 3,9 quilômetros) e rua Adriático (rota VIII – com 1 quilômetro). As ciclofaixas são conhecidas mundialmente como opção de rota para lazer e até mesmo de traçado para o veículo não poluente, em Amesterdã (Holanda), Barcelona (Espanha), Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina). No Brasil, além de Santo André a Capital Paulista e Fortaleza contam com vias exclusivas para bicicletas. PESQUISAUm estudo encomendado pelo Repórter ao Sebram (Serviços de Pesquisa e Opinião Pública) aponta que 98% dos usuários da Ciclofaixa aprovam o serviço em Santo André e também entre os não usuários, a iniciativa implantada pela gestão do prefeito Carlos Grana (PT) tem aprovação de 96,4%. “É uma alternativa segura para adultos e crianças que querem aproveitar a cidade de uma modo diferente e saudável”, disse o prefeito.

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo