Beleza

Gravidez e cigarro não combinam… Leia o #UniversoFeminino

Você é fumante e está grávida? Ops… Essas duas coisas, não combinam. Confira o que toda gestante precisa saber. Nunca foi novidade que o cigarro é prejudicial. A gravidez já costuma trazer complicações às mulheres que não fumam, para as que fumam, o risco é ainda maior. FUMAR
Fumar durante a gestação causa má formação placentária e aumenta a chance de o bebê nascer antes do tempo e com baixo peso. 
 GESTANTE
As gestantes que fumam, devem ter prudência com as substâncias existentes no cigarro, não prejudicam só a elas, como também os bebês, que podem ter complicações.
 CONSCIÊNCIA
A gestante deve ter consciência de que o tabagismo é um vício e deve ser tratado.
Ter o desejo de deixar o hábito, priorizando o bebê.

EVITAR
Evitar pessoas que fumam e locais onde há a possibilidade de contato com a fumaça do cigarro. Os danos do fumo passivo são tão prejudiciais, quanto do ativo na gravidez. NEONATAIS
Alguns problemas neonatais: pulmões imaturos, ter baixo peso, nascer prematuro, risco de desenvolver depressão, risco de autismo e risco de morte súbita.
 PESQUISA
Para avaliar os efeitos da exposição pré-natal ao tabaco, os cientistas reuniram um grupo de 113 crianças com idades entre seis e oito anos. De acordo com os resultados, as crianças cujas mães fumaram durante a gravidez, em comparação com as outras, apresentavam, em geral, um menor volume de massa cinzenta e branca no cérebro.

MASSA
A massa cinzenta é a parte do cérebro que possui o corpo das células nervosas e incluem regiões envolvidas no controle muscular, memória, emoções, fala e percepção sensorial, tais como ver e ouvir. Já na massa branca, há fibras que conectam regiões envolvidas no processamento das emoções, atenção, tomada de decisão e controle cognitivo.
BENEFÍCIOS
Os benefícios em deixar de fumar: quando uma mãe deixa de fumar, está a contribuir positivamente para uma gestação mais segura, seu bebê irá receber mais oxigênio, existirá um menor risco do bebê nascer antes do tempo, à mãe terá mais energia e a sua respiração durante a gravidez será mais eficaz. 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo