Vigilância de São Bernardo ensina boas práticas em culinária japonesa

  O Departamento de Atenção em Saúde e Vigilâncias realizou, nesta segunda-feira (28), evento sobre boas práticas em culinária japonesa que reuniu representantes dos restaurantes do setor em São Bernardo. Durante toda a manhã, os participantes receberam informações sobre como preparar, armazenar e comercializar os alimentos de maneira higiênica e segura, com o objetivo de garantir a saúde do consumidor. As palestras abordaram as peculiaridades desse tipo de culinária, na qual se destaca a oferta de alimentos crus. O preparo de sushis e sashimis exige cuidado redobrado, uma vez que manter os ingredientes em temperatura ambiente facilita a proliferação de bactérias e, consequentemente, aumenta o risco de contaminação. A chefe da seção de Vigilância e Fiscalização de Alimentos Cristina Silva Marins explica que o arroz precisa ser mantido em meio ácido e os peixes devem estar sempre resfriados, em temperatura que não ultrapasse os 2°C. “Qualquer prato preparado com o peixe cru deve permanecer exposto por, no máximo, 30 minutos. Além disso, é importante comprar produtos que tenham procedência definida, é preciso conhecer bem o fornecedor e se certificar de que ele também mantém as condições adequadas de armazenamento. Caso contrário, todos os cuidados tomados pelo restaurante serão em vão”, explica Cristina. Atualmente estão em funcionamento na cidade 61 estabelecimentos de culinária japonesa, e todos foram convidados a participar do encontro, realizado no auditório da Cidade da Criança. “É a primeira vez que fazemos algo específico para eles. É uma maneira de aproximar os restaurantes do órgão fiscalizador, que somos nós. O intuito é informá-los sobre as normas técnicas e tirar dúvidas para evitar que erros sejam cometidos. O objetivo é capacitar em vez de simplesmente apontar as irregularidades”, sustenta Cristina. Os participantes do evento também foram informados sobre as normas sanitárias gerais, que devem ser cumpridas por todos os restaurantes e demais serviços de alimentação, como controle de pragas, uso de uniformes, lavagem correta das mãos, manipulação adequada dos alimentos, cuidados com o lixo, limpeza e organização do ambiente. “Os consumidores são importantes aliados da Vigilância e podem denunciar à Ouvidoria quando flagrarem irregularidades em quaisquer estabelecimentos que ofereçam alimentos, como padarias, supermercados, lanchonetes, bufês”, aponta Cristina.  O contato com a Ouvidoria pode ser feito diretamente no serviço (Rua Marechal Deodoro, 1.737, Centro), pelo telefone 4127-2276 ou pelo emailouvidoria.saude@saobernardo.sp.gov.br. Neste ano, o setor de alimentos recebeu cerca de 300 reclamações. Quando isso ocorre, a Vigilância notifica o proprietário e dá prazo para que se manifeste sobre o problema apontado e tome providências, se confirmada a irregularidade.   O comerciante Jonas Lu elogiou a iniciativa da Vigilância e diz que a atualização é fundamental para o setor. “Quanto mais nos informamos, melhor atenderemos nossos clientes. As regras mudam com frequência, e é importante conhecer para poder aplicar”, ressalta. O gerente Ederson Alves Camargo considerou o evento “esclarecedor”, e diz que é importante para todos os restaurantes de culinária japonesa. “São muitos detalhes. Até que o alimento chegue à mesa do cliente há um longo caminho a ser percorrido. Achei interessante, porque isso nos ajuda bastante, uma vez que todos podem aprender antes de serem eventualmente penalizados.” 

Sair da versão mobile