São Caetano homenageia atletas medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos
Com o lema “Vencer desafios, buscar a superação e conquistar a vitória. Parabéns! Você é um campeão”, a Prefeitura de São Caetano do Sul homenageou na tarde de segunda-feira (21/9), Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, no Centro de Treinamento BM&F Bovespa/São José, os atletas da cidade que foram medalhistas nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto (Canadá), realizados em agosto, integrando a delegação brasileira.
Primeiríssimo lugar no quadro geral de medalhas da competição com 257 medalhas (109 de ouro, 74 de prata e 74 de bronze), o Brasil contou com 36 integrantes de São Caetano em seus quadros, entre atletas e comissão técnica nas modalidades do atletismo e natação. O resultado mostrou o alto nível técnico dos atletas do município, uma vez que os sulsancaetanenses conquistaram sozinhos quase um quinto das medalhas brasileiras. Foram 50, sendo 21 de ouro, 14 de prata e 15 de bronze.
“A dedicação, o esforço e principalmente a determinação dos atletas e dos técnicos são exemplos para todas as pessoas. Mais do que os êxitos, o mais importante é a inclusão e a perfeita convivência com a sociedade”, disse o prefeito Paulo Pinheiro, ressaltando a sólida parceria da Prefeitura com o BM&F/Bovespa, traduzida em diversas conquistas no atletismo nacional e mundial, entre elas as medalhas dos jogos Parapan-Americanos.
Para o secretário municipal de Esporte e Turismo, Walter Figueira Júnior, as conquistas dos atletas coroam a tradição esportiva da cidade. “É uma soma de esforços, trabalho sério e apoio, que só poderia resultar nessa brilhante marca de São Caetano.”
Thiago Tortorello, secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, destacou as iniciativas do município em prol desse setor da sociedade. “Temos programas de acessibilidade, inclusão social, ajuda para inserção no mercado de trabalho e também para a prática esportiva por meio do Programa Municipal de Inclusão Desportiva.”
Parceria – “São Caetano já conta com legado para o Brasil inteiro nas políticas públicas para o esporte Paralímpico”, disse o coordenador do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Ciro Winckler de Oliveira, ressaltando a parceria com o município que ajuda na preparação dos atletas para as competições.
Homenagens – Ao final, os 36 integrantes de São Caetano na delegação brasileira receberam placas em agradecimento pelo êxito das mãos do prefeito Paulo Pinheiro e das demais autoridades.
Atletismo