Entretenimento

#UniversoFeminino – Confira os sintomas e causas da menopausa precoce

 Você tem menos de 40 anos? Sente ondas de calor, acompanhadas de suor intenso e desconforto? Confira os sintomas e causas da menopausa precoce.  
MENOPAUSA
A idade natural de uma mulher entrar na fase da menopausa acontece aproximadamente aos 50 anos. Algumas entram antes, aos 45 anos e outras depois, perto dos 55 anos.

PRECOCE
Existe mulheres que entram na fase da menopausa muito jovens, neste caso, podemos considerar uma menopausa precoce. Ou seja, é o quadro clínico que se expõe, quando a mulher entra na menopausa antes dos 40 anos, isto é, período em que ela fica um ano ou até mais, sem menstruar, com sintomas específicos. A precocidade não é um distúrbio hormonal, e sim a falência ovariana em uma mulher jovem.

SINTOMAS
Irregularidade menstrual, ausência de menstruação por mais de 3 meses, afrontamentos ou fogachos, suores noturnos, alterações de humor, secura vaginal, diminuição do desejo sexual e infertilidade, são alguns dos sintomas que podemos citar.
CAUSA
Os médicos não conseguem esclarecer nitidamente a causa para a insuficiência ovariana. Há casos, em que a menopausa precoce se explica por conta da genética, doenças auto-imunes ou exposição a toxinas.  

EMOCIONAL
Como se não bastasse lidar com os sintomas típicos da menopausa, muitas mulheres acabam tendo de lidar também, com problemas emocionais, especialmente se uma gravidez ainda estava nos planos.  
DIAGNÓSTICO
Você tem menos de 40 anos e não menstrua mais?  Fique atenta. Você pode estar na menopausa precoce. Consulte um ginecologista para uma avaliação completa, para que sejam indicadas todas as opções terapêuticas para aliviar o desconforto dessa fase.

TRATAMENTO
O tratamento para menopausa é realizado por meio da reposição hormonal, com a intenção de manter os níveis de hormônios e diminuir os sintomas da menopausa.

 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo