Banner 115 ônibus novos em São Bernardo do Campo
AtualidadesHomeO Canto do Joca

Paulo Serra sai na frente em pesquisa que tem Bruno Daniel como novo

Pesquisa ABC Dados voltada exclusivamente a Santo André, divulgada ontem, mostra o prefeito Paulo Serra (PSDB) líder na intenção de votos do eleitorado (tanto na espontânea quanto na estimulada), apesar de a avaliação do governo não ser das melhores (25% de ótimo e bom contra 27% de ruim e péssimo, e 44% de regular). E a grande novidade é a aceitação de 17% dos entrevistados a Bruno Daniel (PSol), que só perde para o próprio Serra, que tem 28% em um cenário estimulado.

Positivo

Afinal, a julgar pela análise do sociólogo Marcos Soares, sócio da ABC Dados ao lado de Maurício Mindrisz, o resultado é positivo à reeleição do prefeito. “Hoje, a avaliação da gestão não é boa, mas ele lidera, e, se melhorar a percepção da população sobre seu trabalho, fica com grandes chances de se reeleger até no primeiro turno”, afirmou o analista.

Pré-candidato

Afinal, diante do resultado da pesquisa, Bruno Daniel foi convidado e compareceu ontem ao Programa Joaquim Alessi, na TV Grande ABC, onde anunciou, em primeiríssima mão, que colocará seu nome à disposição do PSol para ser o candidato a prefeito em 2020.

Família

Engenheiro, administrador pela GV e professor universitário, Bruno é irmão do ex-triprefeito Celso Daniel (PT) e filho do ex-prefeito, presidente da Câmara e vereador de Santo André, Bruno Daniel, que dá nome ao estádio municipal.

Herança

Indagado sobre a que atribui esse destaque na pesquisa, Bruno Daniel reconhece que o sobrenome pesa, mas também acredita que muitos eleitores desencantados com o PT podem optar por seu nome como algo novo.

Céu e inferno

Além disso, dado interessante da pesquisa: o PT vai do céu ao inferno em duas perguntas. Diante da pergunta sobre se o entrevistado tem preferência por algum partido, 17% citam o PT; em segundo, o PSDB, 5%; em terceiro o PSL, 3%, e quarto, o PSol, 2%. Depois da alegria da liderança, o choque de realidade. Perguntados em que partido não votam “de jeito nenhum”, 35% fulminam o mesmo PT. Depois vêm PSDB, 8%; MDB, 3%; PSL, 3%; e PSol, 1%. Para pensar.

Satisfação

Voltando às vantagens do atual prefeito, Paulo Serra tem a seu lado outro dado da pesquisa: 66% dos entrevistados dizem-se muito satisfeitos ou satisfeitos por morar em Santo André. E esse número sobe na faixa de quem tem 60 anos ou mais e melhor renda. Os insatisfeitos ou muito insatisfeitos são 32%.

Aprovação

Outro dado: 43% aprovam a gestão Paulo Serra, e 44% desaprovam. Aliás, a considerar a entrada de recursos da negociação do Semasa com a Sabesp, o prefeito tem tudo para ver melhorar sua avaliação.

Celso Daniel

Mais um aspecto a levar em conta na análise. Diante da pergunta estimulada com uma lista sobre qual foi o melhor prefeito; 73% responderam Celso Daniel (ponto para Bruno, que pega a herança); mas Paulo Serra aparece em segundo, com 7%. Vêm a seguir Newton Brandão, 4%; Aidan Ravin, 4%; Carlos Grana, 2%, e João Avamileno, 1%.

Momento

Cabe destacar, sempre, que pesquisa é o retrato do momento. Ninguém em sã consciência dirá que esse será o resultado das urnas em 2020, mas são números que servem para reflexões de todos.

Mostrar Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Ver também
Fechar
Botão Voltar ao topo