Politica

Editorial – Razões do medo

  Por hora uns 70 bilhões de reais são cobrados pela Força-tarefa da Lava Jato e Advocacia Geral da União, em ações cíveis iniciais, contra as empreiteiras, partidos e criminosos chafurdados no esquema de corrupção da Petrobrás e outros, a título de ressarcimento de prejuízos e multas por danos cíveis e morais. 
É disso que a organização criminosa que domina o Estado mais tem medo: tirar os escorpiões dos bolsos e pagar por seus desmandos. Tem mais medo até do que parar na cadeia. Houvesse poderosas mobilizações populares e firme atuação das cúpulas do Judiciário e tal penalização viria rapidamente. 
Ocorre que as populações, na maior parte do planeta, só reagem ante tragédias e catástrofes, geralmente fugindo. Passado o perigo voltam à pasmaceira, como ocorre com manadas atacadas por predadores, enquanto estes ainda devoram seus irmãos por perto. É o que nos mostra a História. 
Quanto à ação firme do Judiciário, tudo vai moroso – mas, ainda vai – nas instâncias inferiores. Chegando ao topo da cadeia alimentar o bicho não pega mais. No início da Lava Jato afirmamos que seria ali, no STF, que a impunidade seria homenageada, haja vista o sistema legal estapafúrdio, o número absurdo de processos e ínfimo de condenações de políticos corruptos (1%) na trajetória do órgão. 
Tem razão o Zé Ramalho ao afirmar, em “Admirável Gado Novo”: “Povo marcado, povo feliz!”. É ruim, hein?
 

Mostrar Mais

Walter Estevam

Casado, Publisher do Jornal ABC Repórter e da TV Grande ABC, Presidente da ACISCS, Ex-Presidente da ADJORI, Ex-Presidente da ABRARJ, Ex-Professor Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Jornalista, Publicitário, Apresentador dos programas 30 Minutos e Viaje Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo